terça-feira, 4 de outubro de 2016
quinta-feira, 8 de setembro de 2016
sexta-feira, 5 de agosto de 2016
28/07/2015 - Ação contra Hepatite B
A ação contra a hepatite B aconteceu na estação Central do teleférico da Providência. Lá foi realizada vacinação contra hepatite B e orientações sobre a doença e prevenção da mesma.
A hepatite B é uma doença infecciosa causada por um vírus (HBV) que atinge o fígado podendo levar à cirrose hepática e ao carcinoma hepato-celular. A transmissão do vírus HBV é feita através de contato com fluídos corporais ou sangue, e também durante a gravidez.
Os tratamentos atuais para a hepatite B na fase aguda focam na diminuição dos sintomas de náuseas, vômitos, coceiras e dores abdominais. Na fase crônica, o tratamento prioriza diminuir a replicação viral e este é feito com interferon e análogos de nucleosídeos.
A prevenção é feita com o uso de preservativos durante as relações sexuais, bem como evitar o contato com sangue e fluídos corporais. Na suspeita de hepatite B, um médico (Gastroenterologista ou Hepatologista) deve sempre ser consultado para que o diagnóstico seja efetuado. Em caso de hepatite B é muito importante não beber álcool. FONTE: Criasaúde.
03/12/2015 - Ação contra Tuberculose
Ação contra tuberculose aconteceu na estação Central do Teleférico da Providência. Foi realizada orientação à população acerca dos sintomas e como realizar o tratamento.
- A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é curável. Anualmente são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.No Brasil, a tuberculose é sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.
Nos últimos 17 anos, a tuberculose apresentou queda de 38,7% na taxa de incidência e 33,6% na taxa de mortalidade. A tendência de queda em ambos os indicadores vem-se acelerando ano após ano em um esforço nacional, coordenado pelo próprio ministro, o que pode determinar o efetivo controle da tuberculose em futuro próximo, quando a doença poderá deixar de ser um problema para a saúde pública. FONTE: Portal da saúde.
segunda-feira, 25 de julho de 2016
15/07/2016 - Grupo de Tabagismo
Grupo de tabagismo realizado as sextas feiras
A CF Nélio de Oliveira realiza Grupo de Tabagismo para pacientes interessados em parar de fumar. O grupo é organizado pelo enfermeiro Leonardo e pela farmacêutica Natalya. A inscrição para o grupo é realizada na administração da unidade. Durante os encontros, os usuários são acompanhados e trocam experiências sobre o processo de redução do cigarro.
terça-feira, 19 de julho de 2016
13/06/2016 - Grupo de Diabetes
Sou diabético...e agora?Grupo é realizado toda quarta feira às 15h.
Grupo de diabetes multiprofissional da CF Nélio de Oliveira, para orientação e acompanhamento de usuários da unidade. Geralmente o grupo conta com participação de médico, farmacêutica, educador físico e nutricionista. São abordados temas como cuidados com a Diabetes, possíveis complicações, uso correto de medicamentos orais e insulinas, uso de insumos de diabetes para verificação de glicemia, importância da atividade física, cuidados alimentares e avaliação do pé diabético.
sexta-feira, 15 de julho de 2016
sexta-feira, 24 de junho de 2016
sexta-feira, 3 de junho de 2016
Café Reflexivo do Programa Academia Carioca e do NASF
O Café Reflexivo do Programa Academia Carioca e do NASF Cidade do Samba de hoje aconteceu na Praia Vermelha, comemorando o Dia de Combate ao Fumo/Tabagismo e a Semana do Meio Ambiente. Dentre as diversas atividades, tivemos um aulão de alongamento, orientações nutricionais, orientações sobre segurança alimentar, conscientização ambiental, conscientização sobre os malefícios do fumo e divulgação dos grupos de tabagismo, oficina de slackline e caminhada na Pista Cláudio Coutinho. Gostaria de agradecer em especial à gerente Richiére Salvador, pois através dela e da UPP conseguimos um grande apoio logístico para o transporte, cedido com o maior carinho pela Viação São Silvestre. Gostaria de agradecer também ao gerente Thiago Wendel, pelo enorme apoio de sempre; e o meu maior agradecimento vai para os colegas que colocaram a "mão na massa", os profissionais presentes. Obrigado às agentes de saúde Kelly Nascimento, Miriani Pereira, Viviane Ferreira, Nadia Cerdeira, Drey's Gom, à nutricionista Carolina Reis, à psicóloga Jurema Bedin e ao veterinário Valcir de Azeredo. Isso é saúde da família, promoção da saúde e trabalho interdisciplinar.Participaram os profissionais da CF Sérgio Vieira de Mello e CMS Salles Netto.